MENSAGEM AO LEITOR

Este Blog foi formulado para oferecer a você informações sobre saúde, beleza e Aloe Vera. Conto também algumas experiências interessantes com clientes.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

ALOE VERA E OS ANIMAIS


Saúde Animal - A eficácia da Aloe Vera em tratamentos veterinários
.................................................................................
A aloe vera, mais conhecida como babosa, é uma planta utilizada desde a Antigüidade para promover saúde e beleza. Cada vez mais pesquisas pelo mundo asseguram a eficácia
de suas propriedades, destacando-se as ações nutritiva (contém vários minerais, aminoácidos, enzimas e vitaminas), desintoxicante, reidratante da pele, digestiva, energizante, regeneradora celular, antibiótica, fungicida, queratolítica, coagulante, antiinflamatória (não contém cortisona) e inibidora da dor.

Produtos de alta qualidade são elaborados com a estabilização da substância que fica no interior de suas folhas, gerando resultados surpreendentes em várias espécies animais. Os da empresa Forever Living Products são exemplos disso, trazendo o mais puro gel da babosa sob a forma de sucos, cremes, shampoos, pasta de dente, etc.

Um dos que mais utilizo em meus pacientes cães e gatos, é o Gel de Aloe Vera puro, um suco que me permite controlar melhor os níveis glicêmicos de animais diabéticos, nutrir e fortalecer o sistema imunológico de animais enfermos, especialmente aqueles com quadros virais e os idosos com comprometimento neurológico.

Animais com afecções urinárias se beneficiam com o suco de aloe vera acrescido de maçã e "cranberry"(uva do monte), o Aloe Berry Nectar, que propicia níveis adequados de ph, controle de infecções e dissolução de cálculos vesicais, como pude constatar em um cão com obstrução uretral por cálculos de estruvita e carbonato de cálcio.

Uma das situações mais dolorosas para meus pacientes é o comprometimento articular, como artrites e artroses, em que lhes proporciono um maior alívio de forma natural, sem uso de corticosteróides, através da ingestão contínua do suco de aloe vera adicionado de substâncias condroprotetoras como a glucosamina e a condroitina, o Forever Freedom, que nutre, lubrifica e regenera articulações doentes.

As dermatopatias são, certamente, um dos maiores motivos de vindas ao consultório, e para elas, em conjunto ou não com outras terapias, tenho produtos de uso tópico à base de aloe vera, sob a forma de gel, cremes ou sprays, com excelentes efeitos cicatrizante, calmante e de regeneração celular, e com alto poder de penetração cutânea. O sabonete líquido e o shampoo amaciam a pelagem, reduzem a queda de pêlos e são excelentes adjuvantes nos tratamentos de alergias, micoses, infecções bacterianas e seborréias. Seu ph é neutro, não irritando nem ardendo os olhos.

Nós, veterinários, sabemos da importância em manter a saúde bucal de nossos pacientes, através dos procedimentos cirúrgicos mais adequados e também fazendo prevenção, especialmente no que concerne às doenças periodontais. Rotineiramente prescrevo Forever Bright, creme dental composto por aloe vera e própolis, que ajuda a reduzir a formação de placas e tártaros e a manter a saúde das gengivas. Não contém flúor nem agentes abrasivos, podendo ser ingerido pelos animais.

Tendo ao alcance o extrato puro de aloe vera, sob a forma líquida, o ativador, obtenho êxito em tratamentos de infecções oculares e otites, bem como na rápida desobstrução de narinas de gatinhos com complexo respiratório e de papagaios "gripados".

Acredito que uma das principais virtudes de um bom profissional, seja a sua capacidade de tentar e querer melhorar sempre, de mudar quando necessário, de estudar, se atualizar e compartilhar suas experiências com os colegas, seja na área que for, homeopata, alopata, etc. Todos buscamos um só propósito, de sermos respeitados e reconhecidos pelo nosso esforço. Isso nos leva, naturalmente, à qualidade do serviço médico veterinário que todos devemos prestar.

Dra. Soraia B. de Carvalho
Médica veterinária, formada pela FMVZ-USP em 1994 (CRMV-SP 8517). Atuação em Clínica de Pequenos Animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário